RSS

12 Mai

Madalenas3

Madalenas com Chocolate

O grupo “Quinze Dias Com” celebra o seu 1º aniversário no próximo dia 16 de Maio e convida-nos, nesta quinzena, a trazermos para a mesa da festa uma receita de um Chef à nossa escolha.

Este é um projecto que convida um Chef a passar a quinzena connosco e desafia-nos a colocar em prática as suas receitas ! Pela parte que me toca gostaria de ter participado muitas mais vezes do que as que consegui participar, mas por uma razão ou por outra não me foi possível !

Aniversário Grupo

A minha escolha recaíu na Rachel Allen, Chef que muito admiro pelo relacionamento descontraído e feliz que tem com os alimentos e assim aproveitei para pôr em prática umas Madalenas com Chocolate, cuja receita estão no seu livro “Cake” !

É com estas Madalenas, uns leves e deliciosos bolinhos que animam qualquer mesa de aniversário, que canto os meus Parabéns ao grupo e à sua mentora, a Susana. Desejo continuação de muito sucesso e que muitos mais Chefs possam estar connosco no decorrer dos desafios.

Madalenas4

Ingredientes:

• 1 ovo grande
  • 50 gr. de açúcar refinado
  • 50 gr. de farinha de trigo
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 50 gr. de manteiga derretida
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • açúcar em pó para polvilhar

Madalenas1

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Unte com manteiga e polvilhe com farinha os moldes para confeccionar as madalenas.

Coloque o ovo e o açúcar na tigela da batedeira e ligue-a em alta velocidade durante cerca de 5 minutos, até que a mistura esteja pálida, grossa e parecida com uma mousse.

Peneire a farinha e fermento para dentro da mistura anterior e envolva cuidadosamente.

Misture a essência de baunilha com a manteiga derretida e junte ao preparado, tendo o cuidado de não mexer demasiado.

Verta a mistura em cada forma de madalena, quase até ao topo e leve ao forno por cerca de 12/1q5 minutos, ou até dourar levemente e a massa ficar elástica ao toque. Não as deixe cozer demais ou ficarão muito secas.

Retire do forno e remova cuidadosamente cada madalena com a ajuda de uma faca. Em seguida coloque-as numa rede para arrefecerem, ou então coma-as morninhas com açúcar em pó !

Madalenas5

Bom Apetite e Felicidades ! 🙂

Madalenas2

Fonte: livro “Cake” de Rachel Allen

LONDRES – ” SEE YOU SOON ! “

16 Abr

Underground

Na semana da Páscoa demos um “pulinho” a Londres… um pulinho de 2 horas de avião !

Uma cidade cosmopolita e multifacetada que não me surpreendeu na sua grande maioria, pois que já esperava ver coisas muito belas por lá, dado já ter ouvido por diversas vezes pessoas minhas conhecidas falarem a respeito, nomeadamente no meu emprego.

Tracei um plano com muita antecedência, obedecendo aos critérios rigorosos de quem tem pouco tempo para ver e visitar uma imensidão de lugares numa só cidade (sabia muito bem o que queria ver e onde queria ir).

Londres tem na sua zona metropolitana mais população do que Portugal inteiro pelo que as ruas e locais cheios de gente são uma constante seja em dias de semana, seja ao fim de semana.

Esta viagem foi sobretudo um agrado à minha linda “teenager” de 18 anos, idade que decidi marcar com alguns acontecimentos inusitados para ela, entre os quais este. Decerto que a Filipa sempre se lembrará da viagem dos seus 18 anos, porque era uma das cidades que mais ansiava conhecer.

Harrods 4

Londres é enorme, tem bairros que nunca mais acabam e está dividida em várias zonas que começam no centro e vão até à periferia… tinha pensado comprar um passe semanal para as zonas 1, 2 e 3 (as que estão mais próximo do centro da cidade) mas acabámos por comprar somente para as zonas 1 e 2, o que nos foi sugerido pelo empregado que estava a dar assistência numa das estações de metro, já que nos informou que 80 a 90 % das atracções se encontravam nestas 2 zonas.

Oyster Card

O Oyster Card foi a melhor opção pois queríamos movimentarmo-nos pelo metro e autocarros, sem estarmos constantemente a contabilizar os preços dos bilhetes. Com o passe semanal carregado neste cartão (pelo qual se paga uma caução de 5 libras, que nos é devolvida no final quando devolvermos o cartão) pudémos de facto fazer até mesmo percursos “turísticos”, porque alguns autocarros (os vermelhinhos de 2 andares) passam em zonas chave e muito bonitas e assim poupamos muito tempo.

Ficaram por ver muito de perto alguns monumentos a que, possivelmente, muitos de vós dariam prioridade: museus e outras instituições, bem como espectáculos a que também gostaríamos de ter assistido. Nós não demos essa prioridade pelo que ficarão para 2ªs nupcias, acredito que as haverão por razões diversas.

Enormes filas (o Museu de História pelo qual passámos de autocarro, um dos mais cobiçados, estava ao rubro com filas intermináveis) e preços altos fizeram com que virássemos a nossa atenção para outras atracções e até mesmo com o tempo tivemos alguma sorte, se de chuva estivermos a falar. É certo que a temperatura esteve muito baixa para a época, daí os tais casacões sobre os quais alguns de vós me inquiriram, mas quanto a chuva de facto apanhámos pouca, felizmente. E o Sol brilhou quase todos os dias, embora não durante o dia todo.

Houses of Parliament e Big Ben

London Eye

Quando chegámos a Heathrow (o aeroporto está situado na zona 6 da cidade), fomos de taxi até ao apartamento que ficava numa das zonas mais acessíveis, Willesden Green (que fica na zona 2 da cidade). O dinheiro do táxi poderia ter sido à partida poupado, mas como já chegámos a Londres ao cair da noite e não conhecíamos, preferimos não arriscar a ir parar a sitios de onde depois não soubéssemos sair. Claro que na partida já viemos de metro até à estação onde o Oyster Card permitia e pagámos o excedente até à estação do aeroporto, o que ficou sensivelmente em GBP 1,60 por pessoa. Muito mais económico, sem dúvida !

Combinado Cabine

O apartamento estava numa zona óptima no que diz respeito a infra-estruturas para servir os turistas: tinha a estação de metro de Willesden Green (zona 2 da linha Jubilee) a 600 m., paragens de autocarros para a Oxford Street (uma parte do centro da cidade) a 100 m. da porta, imensos restaurantes e mini-mercados e um supermercado da rede Sainsbury do outro lado da nossa rua. Nada a reclamar portanto, tendo em conta que apenas lá passávamos a noite.

Sainsbury

O primeiro dia estava cinzento, era Londres a receber-nos em todo o seu esplendor enquanto íamos tendo notícias de que Lisboa era assolada por uma vaga de calor ! Sem ressentimentos !

Começámos por visitar o Harrods, edificio que se vê por trás da Filipa, onde encontrei os nossos deliciosos pastéis de nata… não me ocorreria que os vendessem por lá… em registo também o local de homenagem a Lady Diana e Dodi Al-Fayed.

Fica na zona de Knightsbridge que é notável pela sua riqueza com residências de alto nível, tendo as lojas mais sofisticadas de Londres. É um edifício cheio de glamour e luxuosamente decorado no seu interior com esculturas em ouro e estátuas egipcias e com lojas diversas de nos fazer perder a cabeça, desde roupa a gastronomia, artigos de desporto e sapatarias, tudo lá existe… impossível deixar aqui registados todos esses momentos ou então teria de fazer diversas publicações acerca desta cidade magnifica.

Harrods

Visitámos também o Palácio de Buckingham e assistimos ao render da guarda da Rainha. Sendo um dos “ex-libris” da cidade, ver o render da guarda acaba por ser um “mini-espectáculo” obrigatório para quem vai a Londres, mas pronto ! Está visto, se é que me entendem ! 🙂 Ah, não vimos a Rainha, não faço idéia se estaria ou não no Palácio, mas por nós ela não passou ! 🙂

Palácio de Buckingham e o Render da Guarda

Não havia tempo a perder, as refeições foram sendo feitas ao sabor das paragens que íamos fazendo ! Tomávamos o pequeno almoço em casa, saíamos de casa por volta das 9 horas, para regressar às 19/20 horas, altura em que preparávamos então algo para comer e falávamos do percurso do dia. Valeram-nos, além do supermercado Sainsbury (que vende as refeições “meal-deal” por 3 libras), também o Tesco e o Waitrose, este último um pouco mais caro mas com produtos de excelente qualidade…

Nunca nos deitávamos muito tarde porque o dia seguinte aguardava-nos sereno para que mais horas e horas passássemos a palmilhar terras de Sua Majestade onde os famosos (e caros!) “black cabs” eram uma constante !

Black Cabs

Para os apreciadores da saga Harry Potter, tal como nós, a plataforma 9 e 3/4 tinha de ser visitada ! É lá que se apanha o expresso para Hogwarts e fiquem a saber que lá estavam muitas pessoas a querer apanhá-lo 🙂 !

Fomos ver esses momentos de boa disposição entre a plataforma 9 e a 10 na estação de metro de King’s Cross…

Combinado Harry Potter

Cada pessoa tem as suas preferências de visitas em cada local para onde viaja e um dos meus pontos de honra, além de outros, era de facto o estúdio na Abbey Road, onde os Beatles gravaram o album com o mesmo nome e em que figura na capa a famosa passadeira com os 4 magnificos. Sim, eu passei nessa passadeira, eu e mais imensas pessoas que por lá andavam… 🙂

Combinado Beatles

Também tinha em mente ver “in loco” os restaurantes de Jamie Oliver e de Gordon Ramsey, dois Chefs que pura e simplesmene adoro, embora tão diferentes nos seus estilos. Não experimentámos as refeições em nenhum deles porque os preços pouco convidativos não permitiam e o orçamento tinha outros destinos, mas tivémos o prazer de ver onde são e sim, espreitar, mirar e imaginarmo-nos por lá…

Jamie Oliver Diner e Jamie’s Italian

MAZE – Gordon Ramsay

E em Notting Hill (zona chiquérrima e lindíssima), além de outras paragens, uma das obrigatórias era o Recipease do Jamie onde se fazem workshops diversos e onde o fantástico ambiente nos pede para ficarmos um pouco mais… 🙂

Aqui, os livros do Jamie têm um preço muito abaixo do que as livrarias como a Waterstones, por exemplo, pratica. Pediram-me quase 25 libras pelo “Em 30 minutos com…”, enquanto que no Recipease ele custa 15 libras…

Recipease de Jamie Oliver

No que se refere a mercados de rua, o tempo foi repartido entre Convent Garden, Portobello Market (onde experimentámos o tradicional “Fish and Chips”) e Camden Market em Camden Town (adorámos esta zona mais “sui-géneris”). Não deu para mais, ficaram outros por ver, mas era impossível chegar a todos…

Convent Garden

Convent Garden Market  3

Portobello Road

Houve ainda tempo para uma visita rápida à “Books for Cooks”, em Portobello Road, uma livraria que vende somente livros de gastronomia de todos os países que possamos imaginar. Não é muito grande mas é muito acolhedora e a vendedora era portuguesa, pelo que ainda trocámos umas impressões com ela.

A “Books for Cooks” tem uma cozinha na livraria que vende delícias de todos os tipos e sabores para os consumidores. Das 11:45 às 13:30 é servido um almoço saudável e saboroso, por um preço bem acessível.

Gostaria de ter ficado mais tempo à conversa ou a folhear os magnificos livros que por lá existem, mas ainda tinha tanto para visitar e conhecer…

Books for Cooks

Camden Town merece uma referência especial e exclusiva !

É um Mundo à parte em Londres e é descrito como sendo o bairro que congrega os indivíduos mais exóticos de Londres, com seus cabelos manchados, piercings em lugares inusitados e tatuagens por todo o corpo. Aqui todas essas pessoas são comuns: nós é que somos os estranhos.

Tudo o que imaginarmos pela diferença está em Camden Town. Pessoas com estilos muito peculiares, lojas que nos transportam a outras dimensões, edificios com decorações que nos deixam boquiabertos… enquanto trilhava aquelas ruas sentia-me como fazendo parte de um filme para o qual tinha sido contratada… de facto uma zona a não perder para quem gosta de algo MUITO diferente… eu teria passado por lá um dia inteiro se mais tempo tivesse tido…

Não se deixem intimidar pelos preços, porque em alguns locais há que regatear, mas regatear bastante… como exemplo refiro que comprámos um souvenir a fazer lembrar Bob Marley por metade do preço inicial.

Combinado Camden 1

Combinado Camden 2

Combinado Camden 3

Camden Town 7

As ricas ruas de Londres são apetecíveis e transmitem-nos um sentimento de conforto interior… é fantástico andar por lá, simplesmente a olhar para alguns dos edificios que têm uma arquitectura fabulosa, a apreciar os imensos transeuntes que povoam as ruas e que são tão diferentes entre si, e mesmo a entrar e a sair de lojas de souvenirs e não só… enfim, são momentos que se tornaram inesquecíveis…

Desde a Oxford Steet (famosa por ter as lojas de marca mais conhecidas do mundo)  ao cruzamento mais famoso de Londres, Piccadilly Circus, desde o famoso arco Marble Arch até à Regent Street passando pela Leicester Square, a Trafalgar Square… estes são pontos ricos da cidade com muito para ver e para oferecer ao turista. É completamente impossível ficar-se indiferente a estas zonas de Londres.

Trafalgar Square

Oxford Street

Leicester Square

Piccadilly Circus 2

Piccadilly Circus

Piccadilly Circus 3

Fomos ver onde ficava Chinatown que tem lojas a vender alimentos e temperos chineses que não são encontrados nas outras partes da cidade. A melhor época para visitar Chinatown é no final de Janeiro, altura em que é comemorado o Ano Novo chinês… por isso chegámos tarde ! 🙂

O coração de Chinatown

Chinatown

Numa tarde ensolarada visitámos o Regents Park e o Hyde Park… este último é um local imperdível em Londres com os seus imensos 142 hectares de terreno…

Uma extensa área de lazer, que comtempla um enorme lago e onde damos conta das pessoas a disfrutarem dos raros momentos de Sol londrino. Deixámos esta visita já para o final, onde nos permitimos passear um pouco já depois de termos visitado a grande maioria dos locais traçados no plano.

Sim, encontram-se esquilos no Parque, que de forma admirável se aproximam de nós caso lhe ofereçamos algo para comer. São lindos, não consegui obviamente tocar-lhes…

Hyde Park

Conhecemos um pouco mais de Londres ao visitar a Tower of London e a Tower Bridge (ponte basculante). Mais traços de arquitectura cheios de história dignos de serem contemplados:

Tower of London e Tower Bridge

Tal como referi no início desta longa publicação, não houve tempo para visitar muitos dos museus que existem, mas há 2 a que não falharia: o museu de Sherlock Holmes ( ” Elementar, meu caro Watson! ” ) e o Madame Tussauds.

Adorei conhecer o local onde morou um dos personagens que tanto acompanhei através das séries antigas, ver o interior do museu com peças alusivas ao detective mais famoso do Mundo !

Combinado Sherlock Holmes 1

Combinado Sherlock Holmes 2

E finalmente o museu de cera mais famoso do Mundo: Madame Tussauds…

É de facto impressionante o realismo que aquelas figuras de cera têm… e pensar que foram esculpidas, pintadas, decoradas por pessoas que têm um talento inimaginável, pessoas que deveriam estar na mais elevada ribalta e não escondidas a trabalhar nestas esculturas…

Madame Tussauds 2

Quando entramos no museu e começamos a deparar-nos com as estátuas, por momentos pensamos que estamos no céu, porque a semelhança e a veracidade dos traços na pele, nas roupas, os cabelos, as expressões… tudo é tão quase inacreditavelmente real !

As entradas são caras, mas este é um local que vale muito a pena e que aconselho veementemente… e não digo isto apenas pelo facto de poder estar por algum tempo perto da representação fisica dos nossos ídolos, digo-o muito mais por todo o trabalho desenvolvido que ali está exposto e que nem imaginamos quantas horas, dias, semanas uma estátua daquelas demora a fazer. Só para terem uma idéia, os cabelos são colocados fio por fio, um a um… OMG !

Foram 3 horas de puro deleite, a visita termina com um pequeno espectáculo a 4 D que nos transporta ao Mundo dos Super-Heróis.

Combinado Madame Tussauds1

Madame Tussauds

Combinado Madame Tussauds2

No coração de Notting Hill, a loja Melt Chocolate é uma referência obrigatória para os amantes do chocolate.  A Melt é uma das maiores especialistas em chocolates refinados de Londres e por lá acontecem inclusivamente workshops relativos ao “alimento dos Deuses” 🙂

A aposta da Melt está no nome: apreciarmos o chocolate com tranquilidade, deixá-lo derreter na boca experimentando o prazer extremamente sensorial.

De lá eu trouxe uma recordação, cuja preparação mostrarei numa próxima publicação ! 🙂

Melt Chocolate

A loja da Disney não foi esquecida pela Filipa que fez questão em visitá-la:

Disney 1

E também houve tempo para visitar Waterloo, Greenwich e ainda o estádio de Wembley… porquê visitar este estádio em particular ?

Estádio de Wembley

Porque sabemos que ELE esteve lá e temos esse memorável concerto religiosamente gravado:

Madame Tussauds 7

O que não gostei em Londres foi o que vos mostro a seguir.

Porque ISTO estava em plena Oxford Street, estava à porta do Starbucks, estava à porta das mais famosas lojas em ruas distintas da cidade, estava também em plena Notting Hill e ainda na rua onde ficámos… e ninguém me conseguiu explicar porque razão se colocam sacos de lixo nas ruas em plenas 2 ou 3 da tarde e não se têm muitos mais contentores de lixo em alguns locais … 🙁

Combinado Lixo

Mas adiante…

No final desta viagem posso com toda a certeza afirmar que fiquei a conhecer uma grande parte de Londres, embora hajam muitos recantos aos quais não fui ainda obviamente, mas isso também se passa em Lisboa, na minha Bela Senhora Quinhentista.

Ainda hoje posso dizer que não a conheço na íntegra. Temos sempre muito tempo quando cá moramos. 🙂

Souvenirs

Algumas lembranças…

Esta foi mais uma viagem memorável e, à semelhança de Itália e Barcelona, ficará para sempre na minha memória como algo que me deu um indelével prazer.

” See you soon ! “

BOLO BRIGADEIRO – CONDI

12 Abr

Bolo Brigadeiro 5

Bolo Brigadeiro

Ao abrigo da parceria recentemente feita com a empresa Condi, aqui vos deixo um Bolo Brigadeiro, cujo preparado me foi generosamente ofertado pela empresa.

A caixa traz 3 saquetas: uma com o preparado para fazer o bolo propriamente dito, uma outra para se preparar a cobertura e recheio (caso decidam rechear, eu não recheei) e a ultima saqueta vem com um granulado de chocolate para decoração final.

Bolo Brigadeiro 1

Este é um bolo que não aparenta, nem em aspecto nem em sabor, ser de preparação quase instantânea.

Ele é rico em sabor a chocolate, é delicioso e fica pronto em pouco tempo pelo que rapidamente se consegue uma guloseima para um lanche de Domingo, como foi o caso.

Bolo Brigadeiro 6

Bolo Brigadeiro 4

Preparação:

BOLO:

Pré-aqueça o forno (ventilado) a 150ºC.

Unte uma forma e polvilhe com farinha.

Numa tigela adicione os ovos, a margarina derretida e o leite ao conteúdo da saqueta de preparado.

Com a batedeira elétrica à velocidade mínima misture até juntar todos os ingredientes. Bata seguidamente durante cerca de 5 minutos à velocidade máxima.

Junte algumas pepitas de chocolate ao preparado e mexa até ficar homogéneo e verta a massa na forma.

Adicione as restantes pepitas sobre a massa.

ŽLeve a cozer durante cerca de 40 minutos, coberto com papel de alumínio. Após este período verifique se o bolo está cozido.

Retire o papel de alumínio cerca de 5 minutos antes de retirar o bolo do forno.

Retire do forno, espere alguns minutos e desenforme.

Bolo Brigadeiro 3

COBERTURA:

Verta o conteúdo da saqueta, o leite e a margarina num tacho.

Leve a lume brando, mexendo sempre até adquirir a consistência desejada.

Utilize uma metade para rechear (caso decida rechear) e a outra para cobrir o bolo.

ŽDeixe arrefecer a cobertura e depois decore com o chocolate granulado que vem na terceira saqueta.