Por Bárbara Rodrigues, G1 PI


Luiz Gonzaga Paes Landim — Foto: Reprodução/Facebook

O ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Paes Landim, de 80 anos, morreu na noite de domingo (23) vítima de Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular da cidade de Teresina.

Advogado e professor, ele foi deputado estadual por três mandatos, de 1979 a 1991, além de exercer vários cargos na administração pública estadual e federal.

Luiz Gonzaga vem de uma família tradicional na política piauiense. Ele é irmão do desembargador Francisco Antônio Paes Landim, do suplente de deputado federal Paes Landim (PTB), do ex-deputado Paulo Henrique Paes Landim, da ex-deputada Amparo Landim, do ex-prefeito de São João do Piauí, Murilo Paes Landim, e do ex-presidente da Piemtur, Patrocinio Landim.

Ele tinha quatro filhos, entre eles está a defensora pública e presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Piauí, Ludmilla Maria Reis Paes Landim.

O suplente de deputado federal Paes Landim usou as redes sociais para lamentar o falecimento do irmão.

“Luiz, lembraremos de você pelas coisas boas, pela sua inteligência, coragem, pelas boas tiradas e pela forma gentil com a qual sempre nos recebia. Foi um privilégio ter convivido com você. Descanse em paz, meu irmão. Que Deus o acolha em bom lugar, ao lado de nossos pais”, afirmou o parlamentar.

O governador Wellington Dias (PT) também lamentou o falecimento do ex-deputado estadual.

“Conheci o ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Paes Landim quando eu ainda era estudante. Sempre muito atencioso, alegre e brincalhão, acompanhava com muita atenção os pleitos dos seus apoiadores e amigos. Deixou muitos serviços prestados ao nosso povo, especialmente em São João do Piauí e região. Desejo muita força de Deus para a família e amigos”, lamentou o governador em publicação nas redes sociais.

Luto por 3 dias

O Governo do Piauí divulgou uma nota de pesar e decretou luto por três dias pelo falecimento do ex-deputado estadual.

Confira a nota de pesar na íntegra:

O Governo do Estado do Piauí lamenta com o mais profundo pesar o falecimento do ex-deputado Luiz Gonzaga Paes Landim, neste domingo (23).

Luiz Gonzaga Paes Landim era natural de São João do Piauí. Com uma atuação política relevante para o Piauí exerceu mandato de deputado estadual por três vezes, além de diversos cargos na administração pública. Era advogado e professor.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa suas condolências e solidariza-se com os familiares e amigos de Luiz Gonzaga Paes Landim.

O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias.

Biografia

Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos e em Letras pela Universidade Federal do Piauí, Luiz Gonzaga Paes Landim é advogado e professor. Ele também foi chefe de gabinete do professor Wall Ferraz na Secretaria de Educação no primeiro governo de Alberto Silva.

Foi eleito deputado estadual em 1978, se reelegendo-se pelo PDS em 1982 e pelo PFL em 1986. Luiz Gonzaga ainda foi secretário de Meio Ambiente no primeiro governo Mão Santa, retornou ao PSB e candidatou-se, sem sucesso, a deputado estadual em 2006 e a deputado federal em 2010.

Retornou à vida pública como secretário de Mineração do governo Wilson Martins em 2012 e permaneceu no cargo até que a presidente Dilma Rousseff o nomeou para o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Confira os vídeos mais assistidos do G1 Piauí:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!