The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20071015201123/http://panib.org.br:80/
Untitled Document
  
Untitled Document
Untitled Document
 
  Foram encontradas: 29 notícias
12/10/2007 Beatificação de 188 Mártires do Japão... leia mais
12/10/2007 Beatificação da menina brasileira Albertina... leia mais
10/10/2007 Brasil: IBGE aponta crescimento de idosos... leia mais
10/10/2007 Japão: 30 mil idosos com 100 anos ou mais... leia mais
10/10/2007 Projeto Centenário da Imigração: Vale do Ribeir... leia mais
   1 2 3 4 5 6   
 
  »  OUTUBRO: MÊS DAS MISSÕES

 A Missionariedade da Igreja

A Igreja de Jesus, como vocacionada e  continuadora do anúncio de Jesus Cristo ao mundo, a todos os mundos em todos os tempos, nasce missionária. Ser missionária não é algo opcional para a Igreja é dimensão constitutiva do seu ser.  Jesus é o missionário do Pai, ungido pelo Espírito Santo, para anunciar a boa notícia da libertação para os pobres, cativos, oprimidos, enfermos e publicar o ano da graça do Senhor, segundo nos relata Lucas no capítulo quarto do seu evangelho.

A Igreja, portanto, não conhece outro caminho missionário a não ser o caminho feito pelo próprio Jesus. Neste mundo, dilacerado por discórdias,  ela deve brilhar como sinal profético de unidade e de paz.  Ela deve brilhar: ser ela mesma aquilo que ela anuncia; anunciar aquilo que ela acredita e vive.  No mundo atual, segundo o Papa Paulo VI,  as pessoas escutam de melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres... ou então, se escutam os mestres, é porque eles são testemunhas. (Evangelii Nuntiandi, 41). Por isso a Igreja deve ser a primeira destinatária da mensagem que anuncia aos outros. A conversão que ela quer ver fora deve acontecer primeiro dentro, nas suas próprias estruturas organizativas.

Resumindo:  a Igreja não pode se omitir de falar ao mundo aquilo que o Senhor lhe confiou; e a destinou para ir e produzir frutos, mas por outro lado, ela só conquista credibilidade quando é a primeira a dar exemplo concreto daquilo que ela exige dos outros. Portanto, o respeito à vida e à dignidade das pessoas, a promoção da liberdade e dos direitos individuais, o trabalho em favor da justiça e da fraternidade, o anúncio de Jesus Cristo como o Salvador do mundo que constituem, por dizer assim, conteúdos da missão,  a Igreja vai ser a primeira a fazer brilhar esses valores nos seus próprios telhados.

 

Pe. Lourenço Gomes
Paróquia N. S. Assunção e São Paulo e Igreja São Gonçalo

 
 
 

 

Untitled Document
Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB
Rua Pires da Mota, 1173 - Aclimação - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3277-5866 / Fax: (11) 3208-2554