The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20140905144621/http://asemana.publ.cv/spip.php?article102511

DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Estádio Nacional abre as portas aos cabo-verdianos 24 Agosto 2014

O Estádio Nacional já abriu as portas este sábado, 23, aos cabo-verdianos. Na inauguração oficial cerca de 11 mil pessoas deslocaram-se à zona da Achada São Filipe para participar na festa da "nova casa" dos Tubarões Azuis.

 Estádio Nacional abre as portas aos cabo-verdianos

O Estádio Nacional recebeu a bênção do Bispo Arlindo Furtado e abriu desta forma as portas aos cabo-verdianos, que apareceram em força. Cerca de 11 mil pessoas foram ao novo estádio, superando assim as expectativas da organização, que previa a presença de oito mil pessoas.

A inauguração começou com a entoação do Hino Nacional pela Banda Militar, que foi o primeiro grande momento. A emoção de todos que estavam presentes foi visível que foram poucos os que não acompanharam aos aplausos e gritos que se ouviam dentro do recinto.

José Maria Neves mostrou-se orgulhoso com o Estádio Nacional e caracterizou o momento como a afirmação do desenvolvimento do desporto cabo-verdiano: "A minha emoção é grande, este é uma grande obra, uma das maiores abras da história de Cabo Verde. Este estádio é a afirmação do crescimento e do desenvolvimento do desporto cabo-verdiano".

O chefe do Governo fez ainda um apelo para que todos contribuíssem na transformação desta infra-estrutura numa verdadeira "casa do desporto".

Para o embaixador da China - país que financiou a estrutura - em Cabo Verde, Su Jian, a construção deste estádio significa ter "honrado mais um compromisso assumido perante os irmãos cabo-verdianos. Sentimo-nos motivados e realizados com a inauguração desta grande obra e partilhamos a alegria deste nobre povo."

A festa continuou com o desfile de grupos de Tabanca, nomeadamente da Achadinha e da Achada Grande. Logo a seguir deu-se inicio às actividades culturais e desportivas, com provas de atletismo, demonstrações de Karaté, Aikido, Taekwondo, Boxe, entre outros.

Por fim, as seleções regionais feminino de Barlavento e Sotavento fizeram a estreia do relvado sintético do Estádio Nacional.

Hélio Robalo

publicidade

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
publicidade


Cap-vert

Uhau

Uhau
publicidade












publicidade












Newsletter