Morreu a atriz Carmen Dolores

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

A atriz portuguesa morreu na segunda-feira, em Lisboa. Tinha 96 anos.

Carmen Dolores nasceu a 22 de abril de 1924, em Lisboa. Começou a carreira pela rádio, no teatro radiofónico, tornando-se numa das estrelas da Emissora Nacional.

Foi também a rádio o lugar onde começou por recitar poemas quando tinha apenas 14 anos.

Em 2015, a Antena 1 entrevistou a atriz por ocasião dos 80 anos da rádio pública. Carmen Fonseca destacava na altura o papel marcante do meio radiofónico na carreira.

Mais tarde fez locução, cinema e teatro. Estreou-se nos palcos no Teatro da Trindade em 1945, com a peça "Electra, a mensageira dos deuses". Retirou-se 60 anos depois, em 2005, após participar na peça "Copenhaga", no Teatro Aberto. 

Era também uma das caras mais reconhecidas da televisão portuguesa, pelos vários trabalhos que fez ao longo da vida, como "A Banqueira do Povo" ou "A Lenda da Garça".
Em julho de 2018, a atriz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Foi homenageada nesse mesmo ano no Teatro da Trindade, com a peça "Carmen", inspirada nas suas memórias, e o batismo da sala principal com o seu nome.

Carmen Dolores foi ainda distinguida com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e também com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, o prémio Sophia de Carreira, da Academia Portuguesa de Cinema, e o Prémio António Quadros de Teatro, entre outros galardões.

c/ Lusa
pub