Por G1 Ribeirão Preto e Franca


Brasileiro tem comprado menos sapatos; desemprego no setor calçadista aumenta

Brasileiro tem comprado menos sapatos; desemprego no setor calçadista aumenta

Empresários sentem o reflexo da queda na compra de novos calçados pelos consumidores. A baixa afeta diretamente as vagas de trabalho nas indústrias, segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria de Calçados (SindiFranca) em Franca (SP).

Em maio deste ano foram registrados 18.037 mil empregados no setor. Já em 2013, o sindicato registrava 30.381 mil empregados. Corte superior a 40% no número de postos de trabalho em seis anos.

A indústria do empresário Arnaldo Oliveira ainda vive as consequências dessa queda na demanda e tenta se recuperar no cenário de crise. Segundo ele, no último mês foi necessário demitir 60 trabalhadores para cortar gastos. A redução é equivalente a 15% do total de empregados do local.

Em seis anos, setor calçadista registrou queda superior a 40% nas vagas de trabalho em Franca, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

“Devido a falta de pedidos que diminuíram bem a chegada. A nossa carteira [de clientes] está bem enxuta, os pedidos estão a curto prazo, não está em longo e com a equipe que a gente tem consegue atender. Foram demitidos primeiro pessoas da seção do corte e depois preparação”, explica o empresário.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ainda aponta que a queda foi sentida em todo estado. Entre janeiro e abril, 34.065 funcionários ocupavam os postos de trabalho, número 12,5% menor que ano passado, quando 38.911 estavam empregados.

“A gente precisa trabalhar com uma equipe menor para ter menos despesas com mão de obra. Esse é um dos principais fatores”, diz Antônio sobre a necessidade de redução.

Fábrica de calçados precisou cortar 15% do quadro de funcionários em Franca, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Economia

A compra de calçados está entre os itens que registraram queda no volume de vendas também em março, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro, a baixa foi de 2,5%.

Enquanto isso, a população usa sapatos mais velhos para evitar o gasto. A diarista Creauza Batista Vidal Parra vai para o trabalho com a mesma sapatilha há um ano sapatilha e não pretende trocar até que seja necessário.

“No dia a dia do trabalho eu gosto de colocar as mais usadinhas. Economiza porque é dia a dia pro trabalho, você coloca uma sandália, vem a chuva e estraga. Vou continuar usando ela até acabar”, afirma.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo comerciante Adalto Pereira de Queiroz que há seis meses ganhou um tênis de presente e, desde então, não comprou mais calçados. “Vai mais uns 60 dias, ele está bom ainda. Quando você usa bastante ele fica gostoso no pé, o novo não é bom. Deixa soltar mais dinheiro para nós que a gente compra até dois pares”, conta rindo.

O engraxate Nilo dos Santos conta que as pessoas preferem 'melhorar' o sapato antigo ao invés de comprar um novo em Franca, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Quem aproveita do período para faturar mais é o engraxate Nilo dos Santos. Diariamente no centro da cidade, ele conta que as pessoas o procuram para melhorar o estado dos sapatos que já possuem. “Eles falam 'capricha para mim, deixa novo'. Está difícil comprar um novo, está caro”.

Mesmo com as diversas baixas no setor calçadista durante o ano, a expectativa dos empresários é que o cenário melhore no segundo semestre. Com os pedidos retornando às fábricas, o consequentemente o quadro de funcionários precisará ser reajustado, abrindo novos postos de emprego.

“Já está clareando a chegada de pedidos, provavelmente no mês de setembro voltamos com a produção normal ou, no mais tardar, outubro a gente tem que estar com o quadro que a gente estava de funcionários. Voltar com a mesma equipe que a gente tinha”, afirma Oliveira.

Segundo IBGE, queda no consumo de calçados em Franca, SP foi de 2,5% em março — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!