Por G1 Santos


Ricardo Akinobu Yamauti morreu aos 71 anos vítima da Covid-19 — Foto: Reprodução/Facebook

O ex-prefeito de Praia Grande (SP), Ricardo Akinobu Yamauti morreu aos 71 anos, neste domingo (3), vítima da Covid-19. O político era engenheiro civil, construtor, e exerceu o cargo de chefe do Executivo municipal entre os anos de 1997 a 2000.

A família dele era natural do Japão e imigrou ao Brasil em 1917. Yamauti foi vice-prefeito no primeiro mandato de Alberto Mourão, de 1993 a 1996, e foi eleito seu sucessor nas eleições de 1996 com mais de 56 mil votos.

Ele também atuou no cargo de Secretário de Obras do município de Praia Grande em 1985, além de ter sido diretor regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e presidente da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).

Nas redes sociais, um dos filhos dele lamentou sua morte. "Se tem uma pessoa que está no céu é você japa. Melhor filho que já vi alguma mãe ter. Super marido que minha mãe podia ter. Ser humano que durante 71 anos não vi nenhuma pessoa falar nada de você a não ser elogios. Nesse um ano e nove meses o melhor vovô japa que a Lorena pode conhecer. Pai tenho orgulho no homem que me tornei graças a você. Te amamos para sempre", escreveu.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande afirma que decretará luto oficial de três dias na cidade a partir de segunda-feira (4). Segundo a administração municipal, Yamauti estava internado desde o último dia 14 no Hospital Municipal Irmã Dulce, onde faleceu vítima do novo coronavírus. O político era viúvo e deixa três filhos e uma neta.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!