TIMES

Por Redação do Ge — Rio de Janeiro, RJ


Em decorrência de complicações da Covid-19, morreu nesta sexta-feira o ex-jogador de vôlei Jean Luc Rosat. Suíço, como era conhecido, defendeu a seleção brasileira nas Olimpíadas de Montreal 1976 e Moscou 1980, além de ter conquistado medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do México, em 1975. Rosat tinha 67 anos e deixa dois filhos, Marcela e Pedro.

Suíço tinha 67 anos e deixa 2 filhos — Foto: Reprodução

Segundo o jornal "O Globo", Suíço estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, há três semanas. Com uma série de complicações em decorrência da Covid-19, o ex-jogador da seleção foi intubado, desenvolveu trombose e com problemas renais precisou iniciar hemodiálise.

Grande amigo do multicampeão Bernardinho, Jean Luc Rosat era, inclusive, padrinho do filho do treinador, o levantador Bruninho. Abalado com a perda, Bernardo prestou homenagem nas redes sociais.

- Hoje a comunidade do vôlei perdeu um grande amigo, craque dentro e fora das quadras: Jean Luc Rosat, o suíço, meu compadre, meu mentor em muitos momentos da minha vida, meu sócio, parte da nossa família. Do bem, alto astral, inteligente e leal: amigo. A covid o levou, mas as lembranças e tantas histórias o manterão entre nós - escreveu o técnico.

Homenagem de Bernardinho nas redes sociais — Foto: Reprodução Instagram

- Um grande homem, alto astral , atleta olímpico e um grande torcedor e incentivador na minha carreira. Só lembrarei desse sorriso sincero e dos conselhos que levarei pra dentro de quadra sempre. Descanse em paz meu Padrinho! Que você continue cuidando de toda a família aí de cima - postou Bruninho.

Em nota, a Confederação Brasileira de Voleibol também lamentou a perda. No documento, o técnico da seleção brasileira masculina, Renan Dal Zotto, reiterou a importância de Suíço como mentor da Geração de Prata.

- Ele era um dos caras da geração anterior a nossa, que nos ajudou muito no crescimento. Uma pessoa maravilhosa, tecnicamente era um grande jogador. Contribuiu demais não só como atleta, mas como pessoa. Sempre ajudou muito os mais novos e certamente já deixa muita saudade - disse Renan.

Jean Luc Rosat nasceu no Uruguai, em Montevideo, mas logo aos três anos se mudou para o Brasil. Apesar de ter dados os primeiros passos na AABB, Rio de Janeiro, foi o Botafogo o grande clube da carreira de Suíço. Lá ele não foi só campeão carioca, brasileiro e sul-americano, mas também conheceu e fez parceria com outros grandes nomes do vôlei nacional, como Bebeto de Freitas e o próprio Bernardinho.

Mais do ge