Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu o escultor João Cutileiro

O escultor recebeu, em 2018, a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo.

Morreu o escultor João Cutileiro
ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O escultor João Cutileiro morreu hoje, aos 83 anos, disse à Lusa a diretora regional de cultura do Alentejo. Segundo Ana Paula Amendoeira, João Cutileiro estava internado num hospital de Lisboa com graves problemas do foro respiratório. João Cutileiro é autor do Monumento ao 25 de Abril, instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, entre muitas outras obras.

O escultor era irmão do diplomata e escritor José Cutileiro, que morreu em maio de 2020. Cutileiro viveu e trabalhou em Évora desde 1985. Frequentou os ateliês de António Pedro, Jorge Barradas e António Duarte de 1946 a 1950, tendo feito a sua primeira exposição individual ("Tentativas Plásticas") em 1951, com 14 anos, em Reguengos de Monsaraz, onde apresentou esculturas, pinturas, aguarelas e cerâmicas.
A ministra da cultura, Graça Fonseca, recorda a generosidade do escultor que doou o espólio ao estado.

João Soares, ministro da cultura na altura em que João Cutileiro doou o espólio, lembra um homem culto e com sentido de humor. 

 

 

 

João Cutileiro foi condecorado com a Ordem de Sant'Iago da Espada, Grau de Oficial, em agosto de 1983, e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa, este último, concedido em 2017.  Em 2018, Cutileiro recebeu a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo, numa cerimónia no Museu de Évora que serviu igualmente para formalizar a doação do espólio do escultor ao Estado português.