Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Projeções da População

Tabelas - 2018

Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação por sexo e idade: 2010-2060

  • Projeções da população por sexo e idades (xls | ods) - atualizado em 06/04/2020
  • Indicadores implícitos na projeção (xls | ods)
  • Tábuas de Mortalidade 2010/2060 (xls | ods)


Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação por sexo e idade simples: 2010-2060
Incluída em 06/04/2020 a população das Unidades da Federação, por sexo e idade simples, 2010 a 2060, das Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2018.

  • Projeções da população por sexo e idade simples (xls | ods) - atualizado em 09/12/2020

Atualizado em 23/05/2019. Inclusão das Projeções mensais da população do Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, com datas de referência nos dias 1o e 15 de cada mês - 2010-2030

  • Projeções das populações mensais - dia 1o de cada mês (xlsx)
  • Projeções das populações mensais - dia 15 de cada mês (xlsx)

Conceitos e métodos - 2018

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
As projeções populacionais fornecem estimativas e indicadores demográficos prospectivos e são a principal fonte de informação populacional disponível para o período intercensitário. A projeção populacional pode ser utilizada no planejamento e monitoramento de políticas e ações nos setores público e privado. Além disso, as populações projetadas são utilizadas no cálculo de diversos indicadores socioeconômicos e demográficos e na expansão de todas as pesquisas domiciliares por amostragem feitas pelo IBGE. Adicionalmente, são a base para o cálculo das estimativas das populações dos municípios.
Tipo de operação estatística
Projeções e estimativas populacionais
Tipo de dados
Indicadores, Projeções e estimativas populacionais
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
População residente no Brasil e Unidades da Federação.

Metodologia

Para projetar as populações do Brasil e das Unidades da Federação foi utilizado o método das componentes demográficas, o qual incorpora as informações sobre as tendências observadas da mortalidade, da fecundidade e da migração em nível nacional e regional. Neste método, interagem as variáveis demográficas seguindo as coortes de pessoas ao longo do tempo, expostas às leis de fecundidade, mortalidade e migração. Para tanto, é necessário que se produzam estimativas e projeções dos níveis e padrões de cada uma destas componentes. Para informações mais detalhadas sobre a metodologia adotada, consulte
Técnica de coleta:
Não se aplica
Procedimento de amostragem
Não se aplica
Crítica e imputação
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Grupos populacionais específicos, População, Características gerais da população, Componentes da dinâmica demográfica e estatísticas vitais
Principais variáveis
população por sexo e idade
nascimentos
óbitos
saldo migratório
esperança de vida ao nascer
taxa de mortalidade infantil
taxa de Fecundidade Total
tábuas de mortalidade abreviadas projetadas
Palavras-chave
Projeção Populacional, População, Demografia, Dinâmica Demográfica

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa
Unidade de análise
Pessoa
Unidade informante
Não se aplica.

Períodos de referência

Data - 01/07/2060
Data - 01/07/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Brasil, grandes regiões e unidades da federação

Histórico

O IBGE disponibiliza desde 2000 projeções populacionais para o Brasil, realizada por métodos demográficos. As projeções populacionais passam por revisões periódicas após a realização de Censo Demográfico ou de Contagem Populacional, ou na constatação de mudança nas tendências previstas para o comportamento de algum dos componentes da dinâmica demográfica: mortalidade, fecundidade ou migração. A última projeção divulgada ocorreu em 2013 e cobre os períodos de 2000-2060, para o Brasil, e 2000-2030, para as Unidades da Federação. Embora as revisões anteriores, publicadas em 2008, 2004 e 2000, estejam disponíveis para consulta, recomenda-se o uso da revisão de Projeção de População mais recente uma vez que, a cada revisão, são incorporadas informações mais atualizadas sobre os componentes e/ou mudanças metodológicas no cálculo da projeção.

Publicações - 2018

O que é

Possuem fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas, bem como para estratégias de planejamento do setor privado. Além disso, as projeções populacionais são também utilizadas para a expansão de todas as pesquisas domiciliares por amostragem realizadas pelo IBGE e o cálculo do Produto Interno Bruto - PIB per capita nacional e regional. Delas também derivam as estimativas municipais de população que, em conjunto, constituem o principal parâmetro para a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União - TCU, das quotas partes do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE e do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

O cálculo das projeções populacionais para o total do País, por sexo e idade, pelo Método das Componentes Demográficas teve início em 1973. A partir de 1975, o IBGE passou a divulgar também projeções para os totais populacionais das Unidades da Federação e estimativas populacionais dos municípios, nos períodos intercensitários, por meio da aplicação de métodos matemáticos. Em 2013, passou-se a utilizar o Método das Componentes Demográficas para projetar também a população, por sexo e idade, para as Unidades da Federação, incorporando os resultados do Censo Demográfico 2010 e informações mais recentes sobre as componentes do crescimento demográfico (mortalidade, fecundidade e migração).

As Projeções da População do Brasil e das Unidades da Federação são elaboradas com base nas informações sobre as componentes da dinâmica demográfica oriundas dos censos demográficos, das pesquisas domiciliares por amostragem e dos registros administrativos de nascimentos e óbitos investigados pelo IBGE.

Dadas as transformações ocorridas na dinâmica populacional, as projeções são monitoradas continuamente e passam por revisões periódicas, tanto para a incorporação de novas informações, quando são detectadas alterações nas hipóteses previstas para as componentes, quanto para a atualização de sua metodologia de cálculo, estando esses aprimoramentos devidamente explicitados nos respectivos relatórios metodológicos.

Downloads

Informações técnicas

Notas metodológicas

Nota metodológica 01/2019 - Forma de cálculo das projeções mensais da população com data de referência nos dias 1o e 15 de cada mês e por segundo


Metodologia de cálculo das Projeções de 2018 (Série Relatórios Metodológicos, v. 40)

Metodologia de cálculo das Projeções de 2013 (Série Relatórios Metodológicos, v. 40)

Metodologia de cálculo das Projeções de 2008 (Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 24)

Metodologia de cálculo das Projeções de 2004

Metodologia de cálculo das Projeções de 2000

  • Documento indisponível neste momento.

Notícias e Releases

Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047

A população do país deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes,...

25/07/2018

Ver mais notícias

Erramos