Acesso ao principal conteúdo
#coronavírus

Covid-19: São Tomé e Príncipe com quatro casos de infecção

São Tomé e Príncipe registou os quatro primeiros casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. O anúncio foi, esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus. Deverão ser adoptadas "medidas mais restritivas".

Centro da cidade de São Tomé
Centro da cidade de São Tomé RFI/Miguel Martins
Publicidade

São os quatro primeiros casos positivos de infecção pelo novo coronavírus em São Tomé e Príncipe, que era, até agora, o único país lusófono e um dos quatro Estados africanos sem casos de covid-19. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.

"Das amostras que seguiram para o Gabão, mais concretamente para o laboratório de Franceville, com o apoio da Organização Mundial de Saúde, quatro testes estão considerados positivos", disse o chefe do Governo são-tomense, numa declaração à imprensa.

As  amostras que foram enviadas ao laboratório de Franceville, no Gabão, compreendem o universo das pessoas que  estavam em  quarentena  nos centros que foram  identificados pelas autoridades  sanitárias  e as  que  se encontravam  de  quarentena  domiciliária. Todas  as  pessoas  que  sairam  da quarenta  no  último  fim de semana  continuam a ser acompanhadas e  observadas pelo ministério da Saúde, segundo o primeiro-ministro.

Jorge Bom Jesus convocou para a tarde desta segunda-feira um Conselho de Ministros extraordinário para "analisar esta nova realidade" e para que sejam adoptadas "medidas mais restritivas".

O primeiro-ministro disse que "o caso é grave" e que "o Governo vai continuar a assumir as suas responsabilidades".

O governo já tinha endurecido  as  medidas para prevenir  a pandemia  da  covid-19, com o fecho mais cedo dos comércios e a limitação do número de  passageiros  nos  transportes  públicos. Na terça-feira passada, foi anunciada a prolongação do estado de emergência sanitária por mais 15 dias.

Oiça aqui a reportagem de Maximino Carlos. 

01:17

Correspondência de São Tomé e Príncipe 6/4/2020

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe toda a actualidade internacional fazendo download da aplicação RFI

Partilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual pretende aceder não existe ou já não está disponível.