The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20120920000944/http://www.publico.pt/Sociedade/testemunhas-de-jeova-reconhecidas-como-comunidade-religiosa-radicada-em-portugal_1404048
  • Um mercado para comprar e provar 100% Portugal
  • Já não contamos histórias
  • Vamos aterrar em Londres num aeroporto flutuante?

Presença de 84 anos

Testemunhas de Jeová reconhecidas como comunidade religiosa radicada em Portugal

07.10.2009 - 12:34 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
As Testemunhas de Jeová estão em Portugal há 84 anos As Testemunhas de Jeová estão em Portugal há 84 anos (Carlos Lopes (arquivo))
A Associação das Testemunhas de Jeová anunciou hoje ter sido reconhecida oficialmente como comunidade religiosa radicada em Portugal, ao fim de 84 anos de presença no país e de oito à espera deste estatuto.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, as Testemunhas de Jeová manifestam a sua satisfação pelo reconhecimento, afirmando que ele surge ao fim de “oito anos de persistentes esforços” e que permite agora à comunidade beneficiar do mais elevado estatuto jurídico-religioso existente no país.

Este Atestado de Radicação no país como comunidade religiosa era fundamental para que as Testemunhas de Jeová pudessem prestar assistência religiosa nos hospitais públicos, prisões e Forças Armadas e de segurança, disse um porta-voz da associação.

A mesma fonte elogiou ainda os recentes diplomas que regulam a assistência religiosa, considerando que asseguram, na prática, a liberdade religiosa de cada indivíduo.

Com cerca de 50 mil elementos registados - embora, de acordo com dados da organização, o número de participantes nas actividades chegue aos 100 mil -, as Testemunhas de Jeová surgiram pela primeira vez em Portugal a 13 de Maio de 1925, mas a sua existência foi sempre proibida pelo anterior regime.

As várias tentativas de legalização (1952 e 1960) foram recusadas e só depois do 25 de Abril de 1974 as Testemunhas de Jeová vieram a ser legalmente reconhecidas.

A Lei de Liberdade Religiosa, de 2001, abriu a possibilidade de registar como Pessoas Colectivas Religiosas as comunidades existentes no país, tendo as Testemunhas de Jeová obtido esse estatuto em 2007.




Estatísticas

  • 162 leitores
  • 16 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1404048

Comentário + votado

As testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová são uma grande família constituida por homens e mulheres,de várias ...

Orlando Augusto stock

14.04.2011 19:25

X

Mais em Sociedade (7 de 15 artigos)

Os bebés podem beber o leite, mas deve ser extraído da mãe e dado por outra pessoa que não esteja doente com gripe A Gripe A: mulheres que contraíram doença podem amamentar