Ego

Anterior

'Quando estou na seca, procuro meu ex', diz Mulher Melancia

2012/03/22 15:36:56 UTC-0300

Anterior

Próxima

'Sexy' divulga fotos de Andressa Urach no 'recheio' da revista

2012/03/22 15:57:40 UTC-0300

Próxima

Thursday, 22/3/2012 às 15:45 atualizado em 22/3/2012 às 19:02

‘Encho a boca para falar que tive câncer de seio’, diz Norma Blum

A atriz de 72 anos descobriu que a doença havia voltado no final de ‘Insensato coração’.

Luciana Tecidio do EGO, no Rio

Norma Blum (Foto: Divulgação)Norma Blum (Foto: Divulgação)

No ano passado, um exame de rotina de mamografia detectou em Norma Blum uma célula suspeita. Após a realização de uma punção, foi encontrado na atriz um câncer de mama no grau um, o mais brando. A descoberta da doença aconteceu quando Norma, de 72 anos, estava na reta final da novela em que atuava, “Insensato coração”, onde fazia Olga.

Essa é a segunda vez que Norma tem um câncer de seio. A primeira vez foi em 2000. Na época, o tumor foi no seio esquerdo. Desta vez, a doença surgiu no direito.

“Encarei a notícia como mais uma batalha que eu precisava enfrentar. Fiz uma cirurgia, retirei os tecidos em volta da célula para não ter contaminação e iniciei o tratamento de radioterapia. Há um mês recebi alta dos médicos e estou pronta para voltar ao trabalho”, disse Norma.

Norma, que mora em Tremembé, na subida da serra da Cantareira, em São Paulo, foi cuidada pela filha caçula, Mariana, e pelo genro, com quem vive em uma casa cercada de animais. Para essa filha de austríaco que começou na carreira artística aos nove anos de idade na TV Tupi, enfrentar um câncer não é tabu.

“Acho que temos que encher a boca para falar a palavra câncer. Não devíamos omitir essa palavra. Enfrentar uma doença não é o pior. O pior é ficar sem trabalhar”.

Por causa do tratamento, ela ficou fora das escalações das novas novelas da Rede Globo. Sem convite para voltar a atuar, a rotina de Norma se resume a tomar sol no quintal de casa, navegar na internet, brincar com seus gatinhos e escrever um romance sobre a geração de sete mulheres. Ao todo, a atriz já tem publicado sete livros.

“Recebo ajuda financeira dos meus filhos. Parei de trabalhar em agosto, com o fim da novela, e desde então ainda não recebi convite para novas produções, pois todas os programas da Rede Globo já fizeram a escalação de seu elenco. Já estou meio cansada dessa vida calma. Quero voltar a trabalhar e encarar a minha rotina de volta”.