Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Jogos de Tóquio 2020 terão escalada, surfe, skate, caratê e beisebol/softbol

Novas modalidades olímpicas são confirmadas durante Congresso do COI no Rio. Antes de votação, comitê organizador fez relatório sobre o estágio da preparação

Por Rio de Janeiro

Surfe, skate, beisebol/softbol, escalada e caratê farão parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020. A inclusão dos cinco esportes foi confirmada por unanimidade nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), durante o congresso da entidade, realizado num hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A lista de recomendações havia sido divulgada pelo comitê executivo em junho. 

A inclusão dos cinco esportes faz parte do pacote de reformas iniciadas pelo presidente do COI, Thomas Bach, em dezembro de 2014. A ideia é que os anfitriões dos Jogos tenham a chance de trazer ao ambiente olímpico esportes que sejam mais populares em seus países, com intenção de aumentar a audiência e atrair potenciais patrocinadores. Porém, a decisão de incluir um ou outro esporte vale apenas para a edição da Olimpíada em questão, não havendo garantia de presença na edição seguinte.

De acordo com o Comitê Tóquio 2020, a inclusão dos novos esportes resultará no acréscimo de mais de 400 atletas em 18 disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos. Quando o processo de inclusão de outras modalidades foi aberto, mais de 200 se inscreveram.

+ Acompanhe as notícias da Olimpíada 2016 em Tempo Real
+ Confira a agenda completa dos Jogos do Rio
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com

surfe Gabriel Medina quartas de final Fiji (Foto:  WSL / Ed Sloane)Surfe é uma das novidades para os Jogos de Tóquio 2020 (Foto: WSL / Ed Sloane)

Antes da votação, o presidente do comitê organizador da Olimpíada de 2020, Yoshiro Mori, e o seu diretor-executivo, Toshiro Muto, fizeram um relatório sobre o andamento das ações para os membros do COI.

– Temos a histórica oportunidade em Tóquio de ter a chance de novos eventos e de fazermos os Jogos mais inovadores da história – disse Mori, antes da confirmação da inclusão dos novos esportes.

Ao apresentar a proposta de inclusão, Muto comentou.

– Acreditamos que esses esportes trarão novos elementos aos Jogos, como atrair maior atenção do público jovem pelo mundo.

Vice-presidente do COI, John Coates avisou pouco antes da votação, ao falar sobre o surfe, que o esporte, caso aprovado para a Olimpíada de Tóquio, teria condições de ser disputado no mar. Pouco depois, o presidente da Associação Internacional de Surfe (ISA), o argentino Fernando Aguerre, confirmou a Península de Shiba como o local das disputas, descartando, assim, a hipótese de utilização de piscina artificial, como a lançada pelo multicampeão Kelly Slater em maio.

O ex-presidente da Federação Italiana de Futebol, Franco Carraro, responsável pela lista final de esportes a serem levados para votação, destacou que no caso do beisebol é preciso entrar em acordo com a liga profissional americana, a Major Baseball League (MBL), como ocorre com a NBA no basquete.

– Do contrário, a competição pode ter problemas para continuar no programa olímpico em outras edições. Hoje tratamos somente de Tóquio – disse Carraro, que criticou a ausências dos principais golfistas do mundo na Rio 2016 por causa do receio do vírus zika. – Na minha opinião, essa é uma desculpa ridícula.

Skate e bandeira olímpica (Foto: André Durão)Skate e a bandeira olímpica: esporte estará em Tóquio 2020 (Foto: André Durão)


Ele também argumentou que a inclusão dos esportes traria maior interesse dos jovens.

– São competições muito importantes para os jovens. Relembram quando incluímos snowboard em 2002 e foi um grande sucesso, aumentou a audiência de esportes de verão nos Estados Unidos. O skate seria algo parecido com isso nos Jogos de Verão. Estamos certos de que não são esportes tão tradicionais, mas são inovadores e de interesse dos jovens. Os melhores atletas vão participar.

Dos cinco esportes, beisebol e softbol são os únicos que já fizeram parte do programa olímpico – de 1992 a 2008, à exceção do segundo, que ficou fora em Barcelona, em 1992 –, além dos Jogos de 1964, realizados justamente em Tóquio.

Brasileiros comemoram status de atleta olímpico

Douglas brose caratê olimpíada (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)Bicampeão do mundo, Douglas Brose celebra inclusão  (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)

A confirmação das novas modalidades gerou comoção atletas brasileiros que aguardavam com ansiedade o aval do COI. Presentes no local da votação, Carlos Burle, um dos grandes nomes do surfe em ondas grandes do mundo, e o bicampeão mundial de caratê na categoria até 60kg, Douglas Brose, celebraram o status de atletas olímpicos. Na frente ao hotel onde acontece o encontro, o surfista exclamou:  

- Amanhã vou surfar e pode dizer que sou esportista olímpico!

Um dos principais nomes do surfe, Gabriel Medina fez coro com o amigo, com quem comemorou a inclusão nos Jogos. O campeão mundial de 2014 tratou como a realização de um sonho a possibilidade de brigar pela medalha de ouro daqui a quatro anos, no Japão.  

- Recebi algumas mensagens de pessoas que gostam do surfe. Todos os surfistas estão felizes por fazer parte disso. Estou amarradão, né? Agora, vamos para Tóquio representar o Brasil. É um sonho fazer parte das Olimpíadas. Vai ser demais! O surfe tem crescido muito. É um esporte jovem e tem tudo a ver com as Olimpíadas. Na real, já era até para ter tido. Demorou, o Fernando mesmo tem lutado há mais de 20 anos, e chegou o dia. O surfe é um esporte maneiro, é legal de assistir, todo mundo gosta.

É um sonho que batalhamos muito para realizar. Batemos quatro vezes na trave e agora conseguimos. É uma notícia que vai parar o mundo do caratê
Douglas Brose, bicampeão mundial de caratê

Campeão da MLB, a badalada liga americana, com a camisa do Kansas City Royals, Paulo Orlando fez coro em nome do beisebol.  

- É muito gratificante, fico muito feliz com a volta do beisebol nas Olimpíadas. Acho que é um passo importante para nós, jogadores, e assim como para o esporte ser mais divulgado no Brasil. Ficaria muito feliz em realizar esse sonho.  

Douglas Brose, por sua vez, não conseguiu segurar as lágrimas. Muito emocionado, exibiu o orgulho do caratê em segurando uma camiseta com sorriso de orelha a orelha:  

- É um sonho que batalhamos muito para realizar. Batemos quatro vezes na trave e agora conseguimos. É uma notícia que vai parar o mundo do caratê.

Brose conta ainda com outras duas medalhas em campeonatos mundiais, uma prata e um bronze, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Gabriel Medina surfe nas Olimpíadas (Foto: Vicente Seda)Gabriel Medina e Carlos Burle comemoram a presença do surfe nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (Foto: Vicente Seda)