Por G1 AP — Macapá


Papaléo Paes, ex-vice-governador e ex-senador do Amapá, morre aos 67 anos

Papaléo Paes, ex-vice-governador e ex-senador do Amapá, morre aos 67 anos

O ex-vice-governador do Amapá, ex-prefeito de Macapá e ex-senador da República Papaléo Paes, de 67 anos, morreu no fim da noite de quinta-feira (25) em decorrência de complicações da Covid-19. O político, médico cardiologista de formação, estava internado num hospital particular da capital.

Ele deixa a esposa, a também médica Josélia Martins Papaléo e as filhas Juliana Paes e Jacyra Paes.

A família decidiu que o corpo do médico será sepultado em Belém (PA), cidade natal dele. Nesta manhã, o corpo fez cortejo pelas principais ruas de Macapá, inclusive em frente a instituições onde ele prestou serviços, finalizando no aeroporto.

Papaléo Paes, ex-vice-governador do Amapá — Foto: Jaciguara Cruz/Decom Alap

Papaléo foi vice-governador do estado até 2018. Em nota, o governo do Amapá decretou luto oficial de 3 dias em memória dele e de todas as outras vítimas da Covid-19 no estado, que até o momento, se aproxima de 400.

“Papaléo deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido na vida pública, sendo um político atuante em várias décadas e médico extremamente dedicado à profissão, em especial ao cuidado dos mais humildes”, diz a nota.

O senador pelo Amapá e presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, também publicou nota de pesar pela morte de Papaléo. Na publicação, destacou a contribuição para o desenvolvimento do estado.

“Uma partida repentina que comove a todos que conheciam a gentileza de um homem cujo olhar sempre foi generoso e que fez do amor ao próximo a sua própria profissão. Sempre trabalhou pelo Amapá com afinco e compromisso”, diz trecho da nota.

Histórico

Nascido em 27 de agosto de 1952 em Belém, no Pará, Papaléo Paes se formou em medicina aos 24 anos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e se especializou em cardiologia no Rio de Janeiro.

No Amapá, assumiu a direção do Hospítal Geral de Macapá e a função de secretário de estado da saúde na gestão de Aníbal Barcellos. Foi eleito em 1992 para a prefeitura da capital, cargo que permaneceu até 1996.

Em 2002 foi eleito senador e permaneceu no Legislativo até 2010. Em 2014, foi vice na chapa que elegeu Waldez Góes para o 3º mandato no governo do estado. Permaneceu na função até agosto de 2018, quando renunciou ao cargo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!