Por G1


Um folião usa uma máscara cirúrgica no carnaval de Veneza; festividades foram cancelados por causa de um surto de coronavírus — Foto: Ohad Zwigenberg/Reuters

O governo italiano cancelou os dois últimos dias do carnaval de Veneza para tentar conter o avanço da epidemia de coronavírus. Neste domingo (23), o chefe da região do Vêneto, Luca Zaia, informou que as festas serão suspensas a partir de segunda-feira (24).

Itália cancela carnaval de Veneza para conter avanço do novo coronavírus

Itália cancela carnaval de Veneza para conter avanço do novo coronavírus

Zaia disse, em entrevista coletiva, que os eventos serão interrompidos até o dia 1º de março. Na noite de sábado (22), a Itália publicou um decreto com medidas para conter o avanço do novo coronavírus, que já matou 3 pessoas no país.

Folião de carnaval mascarado usa máscara protetora no Carnaval de Veneza — Foto: Manuel Silvestri/Reuters

Mais de 150 casos confirmados

Segundo autoridades, já são mais de 150 casos confirmados da doença. O país enfrenta dificuldades para localizar o "paciente 0", ou seja, quem trouxe o novo coronavírus para a Itália.

Ônibus, trens e outras formas de transporte público – incluindo barcos em Veneza – estavam sendo desinfetados, disse o governante a repórteres.

Quem não seguir as regras, irá descumprir um artigo do código penal italiano, que prevê multa de 206 euros ou até três meses de prisão. Segundo o jornal “Corriere Della Sera”, até o momento, 11 cidades são afetadas pelo decreto do governo.

Policial usa uma máscara cirúrgica no carnaval de Veneza; festividades foram cancelados por causa de um surto de coronavírus — Foto: Ohad Zwigenberg/Reuters

A Lombardia, no norte do país, é a área mais afetada, com 10 municípios isolados: Codogno, Castiglione d'Adda, Casalpusterlengo, Fombio, Maleo, Somaglia, Bertonico, Terranova dei Passerini, Castelgerundo e San Fiorano. O outro fica na região de Veneto (Vo 'Euganeo).

"Já atribuímos à polícia um mandato [de força] e, se necessário, haverá as Forças Armadas, mas estamos muito confiantes com a colaboração cidadã. Tenho certeza", disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte à imprensa local.

Milão, que é a cidade mais conhecida da Lombardina, não faz parte das áreas de risco neste momento. O prefeito Giuseppe Sala anunciou que ordenará o fechamento das escolas e que, embora "ele não queira uma cidade blindada", medidas precisam ser tomadas.

Semana de moda e futebol são afetados

O surto de Covid-19 afetou também a Semana de Moda de Milão, uma das mais famosas do mundo. O desfile da nova coleção da grife Armani ocorreu a portas fechadas, apenas com transmissão via internet.

Pessoas caminham em Milão utilizando máscaras de proteção — Foto: AP Photo/Luca Bruno

Segundo os organizadores ouvidos pela agência de notícias Associated Press, mesmo com a preocupação, o evento seguirá conforme planejado.

A Câmara Nacional de Moda da Itália disse em comunicado que não há indicações de autoridades de saúde de que mudanças sejam necessárias. Porém, a associação afirmou que cabe às marcas decidirem individualmente se vão seguir adiante ou não.

A Dolce & Gabbana, que não faz parte da câmara de moda, estava programada para continuar como planejado, de acordo com a assessoria de imprensa.

Como efeito do novo coronavírus no país, a federação de futebol da Itália suspendeu 3 jogos do campeonato nacional por estarem nas regiões que tiveram casos confirmados pela doença.

Imigrantes em quarentena

Um navio de resgate de imigrantes com 272 pessoas chegou ao país neste fim de semana. Como medida de precaução, o governo da Itália decidiu colocar todos em quarentena. De acordo com o jornal "La Repubblica", são 208 adultos e 64 crianças, que estavam a bordo do navio Ocean King.

A prefeitura de Ragusa, que cuida do porto de Pozzallo, está organizando a recepção de acordo com as orientações do governo. Os imigrantes serão mantidos em quarentena no ponto de acesso, enquanto a tripulação permanecerá isolada a bordo "pelo tempo que for necessário".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!