Por Laura Moura, G1 PI


José Gentil Rosa morreu aos 80 anos — Foto: Reprodução /Alema

O deputado estadual José Gentil Rosa (PRB), conhecido como ‘Zé Gentil’, do Maranhão, morreu na madrugada desta segunda-feira (15) vítima da Covid-19 em um hospital particular de Teresina. Zé Gentil é pai do prefeito de Caxias (MA), Flávio Gentil, que confirmou a morte do parlamentar pelas redes sociais.

Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o deputado apresentou uma piora do quadro clínico nas últimas 24 horas e sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a madrugada.

O hospital informou que Zé Gentil deu entrada no dia 7 de junho em estado grave. O parlamentar estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entubado, em ventilação mecânica, instável hemodinamicamente, com necessidade de drogas vasoativas e de hemodiálise.

O filho do deputado, o prefeito de Caxias, Flávio Gentil, lamentou a morte do pai pelas redes sociais.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!