Cultura

Morre Jesus Chediak, aos 78 anos, em decorrência da Covid-19

Jornalista, produtor e teatrólogo estava internado na UTI Hospital Assim do Méier desde o dia 5
Jesus Chediak foi diretor da Casa França-Brasil Foto: Reprodução Facebook
Jesus Chediak foi diretor da Casa França-Brasil Foto: Reprodução Facebook

RIO — Morreu nesta sexta-feira, de  Covid-19, Jesus Chediak, aos 78 anos. O jornalista, produtor, cineasta e teatrólogo estava internado na UTI do Hospital Assim do Méier , na Zona Norte do Rio, mas nesta sexta não resistiu a  complicações cardíacas decorrentes do vírus.

A informação foi confirmada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde atuava como diretor cultural. Após passar pela direção da Casa França-Brasil , em 2017, Chediak atualmente era curador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio.

Alinhados : A aliados, Bolsonaro elogiou polêmica entrevista de Regina Duarte

Chediak estava internado desde o dia 4, após apresentar um quadro de falta de ar, causada pela pneumonia que vinha sendo tratada desde o dia 28 de abril. Jesus era irmão de Almir Chediak, produtor musical responsável por vários songbooks de artistas como Chico Buarque, Toquinho, João Donato e Joao Bosco, e que foi assassinado em 2003, em um assalto na Região Serrana.

Hino : Saiba como 'Pra frente Brasil' virou símbolo da ditadura

No cinema, Chediak escreveu os roteiros de "Os viciados" (1968) e "Banana mecânica" (1974). Chegou a trabalhar como ator nos filmes "A lenda de Ubirajara" (1975), "Ladrões de cinema" (1977) e "As borboletas também amam" (1979), e produziu e dirigiu "Parto para a liberdade — Uma breve história de Pedro Aleixo".

Reação : Maitê Proença critica Regina Duarte, após entrevista: 'Desrespeito e desinformação'

Chediak também foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, do Teatro João Caetano e secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias — a cidade da Baixada Fluminense decretou luto oficial de três dias. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou nota de pesar. Ele deixa mulher e filhos.