The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20080208165740/http://diversao.uol.com.br:80/ultnot/reuters/2007/08/27/ult26u24685.jhtm
UOL DiversãoUOL Diversão
UOL BUSCA

ESPECIAIS

Cirque du Soleil no Brasil Oscar Niemeyer Tropicália

RECEBA NOTÍCIAS

Boletim Celular Clipping RSS
 
27/08/2007 - 11h01
Brasileiros e japoneses reúnem 500 mil em Carnaval em Tóquio

Por Toshi Maeda

TÓQUIO (Reuters) - Oriente e Ocidente dançaram juntos em Tóquio quando milhares de japoneses e brasileiros sambaram em um carnaval com sabor asiático.

O conservador centro da capital japonesa foi transformado no fim de semana em uma imensa pista de dança que atraiu 500 mil foliões entusiasmados.

O carnaval anual em Asakusa, no coração de Tóquio, começou há 27 anos, quando um prefeito local sugeriu que o distrito precisava ser revitalizado com algo novo e exótico.

Vale tudo durante o carnaval, em que os foliões vestem fantasias que vão desde o tradicional quimono japonês até plumas ou biquíni fio-dental de couro.

O Japão abriga uma grande população de imigrantes brasileiros, muitos dos quais de origem japonesa.

Os foliões desfilaram por um trecho de uma rua diante do templo Sensoji, em Asakusa. O espetáculo latino já se tornou um dos eventos mais populares da região, rivalizando com as festas japonesas mais tradicionais.

"O samba é tudo para mim", disse a brasileira de origem japonesa Natalia Cardoso, enquanto ensinava passos de samba a sua sobrinha nascida no Japão.

"O samba significa o país onde nasci. Faz tempo que deixei o Brasil, mas meu coração será brasileiro sempre. Estou feliz porque esta é a primeira vez que participo de um carnaval no Japão. Me deu a sensação de estar no Brasil, é maravilhoso", disse a imigrante de 23 anos.

Para muitos japoneses, o samba representa uma quebra com a sociedade rígida, meticulosa e muitas vezes estressante em que vivem.

"Quando eu sambo, posso esquecer das coisas desagradáveis", disse a professora de informática Maki Ijima, 36 anos, usando uma fantasia de girassol, verde e amarela, que ela própria costurou. "Sambar me faz encontrar meu verdadeiro eu, meu alter ego. Me faz feliz."

O Brasil é o país da América Latina que recebeu o maior contingente de imigrantes japoneses no início do século 20.

Agora, quase um século depois, os descendentes desses imigrantes viajam do Brasil ao Japão, em busca de oportunidades no país que possui a segunda maior economia do mundo. Estima-se que haja 300 mil brasileiros vivendo no Japão.

ÍNDICE DE DIVERSÂO E ARTE IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08/02/2008

13h16 - Metade dos britânicos trocaria sexo por TV de plasma de 50"

13h07 - Ópera "Aída" vira musical de Elton John com letras em português

12h56 - Semana de Moda de NY: criações de outono trazem glamour retrô

12h44 - Museu em L.A. inaugura pavilhão projetado pelo arquiteto Renzo Piano

12h36 - Os chineses melhoraram, mas ainda cospem muito nas ruas

12h24 - Imagem de soldado americano exausto no Afeganistão, a melhor de 2007

12h24 - Marc Anthony aguarda "ansioso" parto de Jennifer López

11h59 - Para reduzir gastos, príncipe Charles freta iate de luxo

11h53 - Parque da Disney vai criar atração baseada em "American Idol"

11h31 - Para Scorsese, filme sobre Stones ficará "para gerações futuras"