The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20100118203030/http://www.revistacriacao.net:80/pt_psdb.htm
REVISTA CRIAÇÃO

PT e PSDB: DINOSSAUROS EM EXTINÇÃO


Há diferença entre o PT e o PSDB parece evidente. O primeiro ainda teria penetração na classe baixa, o segundo foi constituído e se manteve como um partido de classe média (ou mérdia, como gosta de salientar um grande amigo meu).


Entretanto, quando chegou ao poder o PT passou por uma significativa transformação que o tornou semelhante ao PSDB. A liderança petista se distanciou da base do partido ao passar a desfrutar os cargos e salários que os psedebistas consideram privilégios seus por natureza, nascimento ou formação universitária.


O governo Lula é uma reedição desrefinada do de FHC, com uma única diferença. O PSDB realizou um acelerado programa de transferência do patrimônio estatal para determinados grupos empresariais acreditando que os mesmos sustentariam o partido no poder por 20 anos. Mas o poder escorreu entre os dedos dos orgulhosos, aristocratas e chatíssimos psedebistas. E parte daquele grupo empresarial beneficiado escandalosamente pelo PSDB caiu nas boas graças (ou no colo) do PT.


Em razão de sua composição o PSDB está à beira da extinção. Seu último congresso é prova cabal de sua impotência. Quem os psedebistas escolheram para atacar a situação? FHC! O velho intelectual que rejeitou publicamente toda sua produção literária quando assumiu o poder teve que ser reciclado. FHC governou à direita tentando preservar algum charme de esquerda e deveria ter sumido da cena pública ao levar seu candidato à derrota. Não foi o que aconteceu. Curiosamente sua falência política não foi percebida ou admitida pelos outros psedebistas. Penso que isto não ocorreu porque todo o PSDB não passa de um amontoado de caciques que gostam de balançar seus cocares na imprensa, mas que não comandam muitos militantes.


A exemplo de seu oponente, o PT também está à beira da extinção. A distância entre a liderança e a base não pode ser diminuída a não ser através da criação de mais cargos e salários para os que foram preteridos e já demonstram publicamente sua insatisfação. Para ficar no poder o PT terá que provocar a falência do Estado e paradoxalmente matar a galinha dos ovos de ouro. Os petistas enfrentam o mesmo dilema que os comunistas russos antes da destruição da URSS.


Ao criar cargos para acomodar "seu povo" Lula demonstra que está mais para Brezhnev do que para Andropov. Afinal, Andropov se esforçou para limitar o poder o custo econômico da burocracia tentando salvar a URSS. Já Brezhnev foi levado ao poder pela burocracia e a alimentou fartamente mesmo sabendo que a URSS já apresentava sinais claros de esgotamento econômico.


Sou apenas um modesto cidadão brasileiro que se recusa a legitimar a esquerda desonesta e a direita escrota. Portanto, continuarei a VOTAR NULO. Penso o PSDB e o PT são paradoxalmente diferentes e iguais. Nenhum dos dois tem algo bom a oferecer ao Brasil. Seus caciques estão preocupados demais em cuidar de seus interesses, privilégios, dignidades e prestígio. Eles não têm tempo para cuidar de seus conterrâneos e nunca terão meu voto para cuidar dos meus interesses.


A única coisa que tenho a dizer aos petistas e psedebistas é a seguinte: vocês fariam muito pelo Brasil se se matassem uns aos outros em duelos públicos e civilizados. Se fizerem isto prometo que assistirei aos espetáculos, mas se quiserem me fazer pagar a conta das balas e dos enterros vou PROTESTAR pacas.

Fábio de Oliveira Ribeiro

>>A CRIAÇÃO
 
>>Literatura
>>Textos Literários
>>Colaboradores
>>Mitologia
>>Cinema
>>Cibercultura
>>Humor
>>Outros Escritos
>>Fotos
>>Contato
>>Web Master
 
 
 
 
 
LITERATURA TEXTOS LITERARIOS MITOLOGIA CINEMA CIBERCULTURA OUTROS ESCRITOS