The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20111025210047/http://jornalspnorte.com.br/materia.asp?cid=12&nid=1135
Jornal SPNorte
São Paulo, 25 de Outubro de 2011 - 19h0
RSS Jornal SPNorte
Últimas NotíciasÚltimas NotíciasÚltimas NotíciasÚltimas Notícias
Publicidade
Anúncios JornalSPNorte
Enquete

Você acha que os Subprefeitos da região devem:





Regional

Tamanho da Fonte

Serra da Cantareira ganhará novo Parque neste ano

Perímetro, de 1,7 milhão de m2, é mantido em sigilo
para evitar "especulação imobiliária".

Uma entre, pelo menos, cinco porções verdes consideradas, cada qual por seu lado, "a maior floresta urbana do mundo", a região da Serra da Cantareira, na zona norte da cidade de São Paulo, ganhará um novo parque, ainda durante 2009.

A promessa é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ao concluir estudos iniciados há cerca de três anos, ecoando os movimentos recrudescentes em prol da proteção da área e seus mananciais - integrantes do Sistema Cantareira; e importante faixa contínua de remanescentes de Mata Atlântica.

O estudo da Sema para o novo parque da Cantareira incluiu a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que indicou a delimitação de cerca de 1,74 milhão de m2, em perímetro por ora mantido em segredo, para "evitar que especuladores imobiliários cheguem antes e tumultuem o processo de criação da unidade de conservação", conforme reproduziu O Estado de S. Paulo (domingo, 15, fevereiro/Cidades) em matéria sob o tema.

O secretário do Meio Ambientte, Xico Graziano, declarou que o novo parque poderá ter "barreiras físicas, fechamentos ou muros, em áreas de maior fragilidade". Nesta situação, O Estado cita a faixa entre as divisas do parque atual e o Jardim Peri Alto, o Antártica e o Jardim Santa Cruz.

Estas localidades originaram-se de ocupações, e depois cresceram na forma de loteamentos irregulares. Em toda a sua extensão, o grande pulmão verde da Cidade de São Paulo e sua Região Metropolitana é agredido por despejo de lixo e de entulho, pedreiras clandestinas, desmatamento de árvores nativas para fabrico do carvão que alimenta fornos de pizza, entre outras barbáries.

A importância da Cantareira para o ar e para a água - Criado em 1893 para proteger a área de mananciais, o Sistema Cantareira abastece os cerca de 20 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, estende-se ao longo de 228 mil hectares e atravessa 12 municípios, quatro deles no Estado de Minas Gerais.

Considerado um dos maiores produtores mundiais de água, este sistema gera 33 mil litros/segundo, volume cuja maior contribuição é originada na bacia do Rio Piracicaba, região da cidade homônima, no interior do Estado de São Paulo.

Fonte: www.imovelweb.com.br


Fonte: SP Norte
sp.norte@terra.com.br

Busca: