The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20150924021043/http://escola.britannica.com.br:80/article/481366/Alemanha

Alemanha 

Map/Still

Encyclopædia Britannica, Inc.
Photograph
Pessoas sentadas em restaurante ao ar livre, em Munique. A cidade é uma das maiores da …
Jon Arnold Images/SuperStock
Photograph
Sede de fazenda nas montanhas da floresta Negra, na Alemanha.
© G. Rossenbach/Corbis
Photograph
Esta aldeia se estende ao longo de uma única rua, na parte leste da Alemanha.
Otto Stadler/© Silvestris
Flag
Bandeira da Alemanha
Audio
Versão instrumental do hino nacional da Alemanha.
Projetos na Área de Pesquisa

Nos 45 anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, a Alemanha esteve dividida em duas repúblicas: a Alemanha Oriental, que tinha regime comunista com sistema econômico socialista, e a Alemanha Ocidental, que era uma democracia de economia capitalista. O colapso do comunismo levou à reunificação da Alemanha, em 1990. A capital da Alemanha é Berlim. Sua população é de 81.604.000 habitantes (estimativa de 2011) e o país ocupa uma área de 357.104 km2.

Nos 45 anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, a Alemanha esteve dividida em duas repúblicas: a Alemanha Oriental, que tinha regime comunista com sistema econômico socialista, e a Alemanha Ocidental, que era uma democracia de economia capitalista. O colapso do comunismo levou à reunificação da Alemanha, em 1990. A capital da Alemanha é Berlim. Sua população é de 81.604.000 habitantes (estimativa de 2011) e o país ocupa uma área de 357.104 km2.

Geografia

A Alemanha faz fronteira com Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos. O litoral norte confina com os mares Báltico e do Norte.

Ao sul ficam os Alpes Bávaros. A vasta floresta Negra, assim chamada por causa de seus densos e escuros arvoredos, cobre o sudoeste. A região central da Alemanha é montanhosa e arborizada. O norte é uma planície larga e arenosa. O mais longo rio da Alemanha é o Reno, que corre ao longo da fronteira ocidental. Grande parte da Alemanha tem clima temperado, com verões quentes e invernos frios e nublados.

Flora e fauna

O principal tipo de árvore da Alemanha é o pinheiro, seguido pela faia e o carvalho. Milhões de árvores foram arruinadas por uma forma de poluição chamada chuva ácida. Os principais animais da Alemanha são cervos, gatos-do-mato, lebres, javalis, texugos, castores e raposas. Entre as aves, contam-se tordos, estorninhos, pardais, corujas, pica-paus, garças e falcões.

População

Quase 90 por cento da população é de origem propriamente alemã. Há pequenos grupos de turcos e outros europeus. O alemão é a língua oficial. A maior parte dos alemães são cristãos. O norte e o leste têm maioria protestante, enquanto o sul e o oeste têm mais católicos. Muitas pessoas não praticam religião alguma. Cerca de 90 por cento da população vive nas cidades ou perto delas.

Economia

Photograph
Mineração de linhito (carvão fóssil) num poço do estado da …
Gunter Brinkmann/Bavaria

A maior parte da economia alemã é constituída pelos setores de serviços, em especial nas áreas de saúde, educação e turismo. Contudo, a Alemanha é um dos países mais industrializados do mundo. De suas fábricas saem automóveis, máquinas, produtos químicos e alimentícios, equipamento elétrico, metais e outras mercadorias. O país também tem reservas de carvão e gás natural.

Embora a agricultura ocupe parte pequena da economia, as fazendas alemãs geralmente produzem mais cereais, leite e carne do que o país necessita. Uma lavoura importante é do lúpulo, usado na famosa indústria alemã de cerveja.

História

Nos tempos antigos e medievais, centenas de tribos germânicas, célticas e eslavas viviam onde atualmente fica a Alemanha. Os francos unificaram as tribos no século VI. Depois da morte do rei franco Carlos Magno em 814, a parte oriental de seu império tornou-se a Alemanha. Esta se formou de estados fracamente ligados. Muitos reis da Alemanha também dominaram o Sacro Império Romano-Germânico, que abrangia grande parte da Europa central.

No século XVI, o sacerdote católico alemão Martinho Lutero liderou a Reforma. O movimento criticava o catolicismo e resultou na formação das formas protestantes do cristianismo.

Os impérios germânicos

O Sacro Império Romano-Germânico se enfraqueceu na metade do século XVII, e o estado alemão da Prússia ganhou proeminência sobre os outros. No fim do século XIX, a Prússia reuniu muitos estados alemães para formar o Império Germânico, ou Segundo Reich (Segundo Império). A Alemanha tornou-se uma potência-líder na Europa. Também adquiriu colônias na África, na Ásia e no oceano Pacífico.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha e seus aliados, Áustria-Hungria e Turquia, lutaram contra Grã-Bretanha, França, Rússia, Itália e Estados Unidos. A guerra terminou com a derrota fragorosa do Império Germânico. A Alemanha perdeu terras para os países vizinhos, além de suas colônias.

O Terceiro Reich

Depois da Primeira Guerra Mundial, um governo democrático, conhecido como República de Weimar, assumiu o governo na Alemanha. Todavia, logo caiu, pois o país enfrentava uma economia enfraquecida. Adolf Hitler e seu Partido Nazista tomaram o poder em 1933. Hitler pretendia criar um Império Alemão, denominado Terceiro Reich (Terceiro Império).

Os planos de Hitler provocaram a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha mais a Itália e o Japão formaram as Potências do Eixo e entraram em luta contra os Aliados — Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos, além de outros países. Quando os Aliados derrotaram o Eixo em 1945, os nazistas tinham matado milhões de pessoas, entre elas cerca de 6 milhões de judeus, no massacre conhecido como Holocausto.

Divisão da Alemanha

Após a Segunda Guerra Mundial, os Aliados dividiram a Alemanha em quatro zonas, controladas, cada uma delas, por um dos países vencedores: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. Em 1949, Estados Unidos, Reino Unido e França fundiram suas zonas e criaram a República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, que tinha governo democrático e capitalista.

A zona soviética tornou-se a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental. Como a União Soviética, a Alemanha Oriental tinha governo comunista dominado por um só partido político. Dentro da Alemanha Oriental ficava a cidade de Berlim, que também era dividida nos setores oriental e ocidental. Em 1961, os soviéticos começaram a construir o Muro de Berlim, que separava a parte ocidental de Berlim do resto da Alemanha Oriental.

Reunificação

Photograph
Em novembro de 1989, o povo se reúne diante do Portão de Brandenburgo para celebrar a …
AP

Em 1989, o governo comunista da Alemanha Oriental caiu. As pessoas começaram a derrubar o Muro de Berlim. Dezenas de milhares de alemães orientais cruzaram para Berlim Ocidental, a fim de celebrar sua nova liberdade de ir e vir. As Alemanhas Oriental e Ocidental foram oficialmente reunidas em 1990. O país começou então a modernizar a economia da Alemanha Oriental. A Alemanha também se uniu à União Europeia.