The Wayback Machine - https://web.archive.org/web/20200428225047/https://oglobo.globo.com/rio/presidente-do-clube-israelita-brasileiro-morre-vitima-da-covid-19-1-24398392

Presidente do Clube Israelita Brasileiro morre vítima da Covid-19

Altamiro Moyses Zimerfogel tinha 80 anos e foi sepultado na segunda-feira
Altamiro Moyses Zimerfogel tinha 80 anos Foto: Reprodução/Facebook
Altamiro Moyses Zimerfogel tinha 80 anos Foto: Reprodução/Facebook

RIO - Morreu na segunda-feira o presidente do Clube Israelita Brasileiro (CIB), Altamiro Moyses Zimerfogel, vítima da Covid-19. Miro, como era popularmente conhecido, tinha 80 anos e deixa esposa, três filhos e duas netas.

Em nota, o CIB lamentou a morte do ativista comunitário que presidia a instituição há quase 10 anos. Miro foi descrito no comunicado como "grande amigo, parceiro e companheiro de todos" que "deixará um grande vazio e muita saudade". O sepultamento ocorreu também na segunda-feira.

Coronavírus: 'Agora, vamos sepultar o meu pai sem poder vê-lo', diz filha de idoso que morreu sem conseguir vaga em UTI

Amigo de Miro, o músico Enio Baronne faz shows mensais no CIB e considerava o presidente como "um segundo pai". Segundo Baronne, Miro estava internado há duas semanas e foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) na última sexta-feira, mas não resistiu às complicações da doença.

- Recebi a notícia com imensa tristeza. Essa doença terrível levou um grande amigo, um segundo pai. Miro ajudava qualquer pessoa que chegasse ao Clube, sem querer saber do endereço, do nome ou da classe social. Aprendi muito com ele, um homem justo e verdadeiro. Fará muita falta para a família e amigos - lamenta.

Busca por leitos:Hospitais federais do Rio não terão leitos específicos para pacientes de Covid-19 da rede pública

O presidente do Museu Judaico do Rio de Janeiro Max Nahmias disse em comunicado que "Miro foi um infatigável ativista comunitário com quem sempre mantivemos estreita ligação, tendo sido nosso parceiro em inúmeras atividades culturais, enquanto presidente do Clube Israelita Brasileiro".

Direções opostas: enquanto número de mortes por coronavírus sobe, isolamento cai em cinco bairros do Rio

Em nota, a Federação Israelita do Rio de Janeiro lamentou a morte de Miro e se solidarizou com a família e amigos. O 19º Batalhão da Polícia Militar também emitiu uma nota de pesar na qual afirma que Miro "sempre foi amigo do batalhão e um apaixonado pelo bairro".