Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Juraci Leite, ex-deputado estadual, morre aos 88 anos de Covid-19 em Teresina

Ele estava internado há quase 20 dias em um hospital particular

13/07/2020 15:42

O ex-deputado estadual  Gerardo Juraci Campelo Leite morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (13) vítima de Covid-19 em Teresina. Ele estava internado há quase 20 dias em um hospital particular.


Foto: Arquivo O Dia.

Natural de Pedro II, Juraci era formado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), além de diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).

Na vida política, se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1982, pelo o antigo PSD. Ligado politicamente a Hugo Napoleão foi reeleito pelo PFL em 1986 sofrendo um revés no pleito seguinte quando ficou na quinta suplência, mas foi posteriormente efetivado. Juraci também foi ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Reeleito em 1994, 1998, 2002 e 2006, filiou-se ao DEM e obteve um novo mandato em 2010 filiando-se depois ao PSD. Apesar de ter se lançado à reeleição em 2014 desistiu da candidatura um mês antes da eleição.

A esposa de Juraci, a professora Jandira Campelo Leite, também faleceu, mas não teve a causa da morte divulgada. Ela era foi fundadora da clínica odontológica infantil com atuação brilhante na área da odontopediatria. Na época, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamentou o ocorrido.

Até o momento, não há informações sobre o velório de Juraci Campelo.

Deputados lamentam a morte de Juraci

Marden Menezes

O deputado Marden Menezes (PSDB) lamentou a morte de Juraci Leite em uma rede social. Na postagem, ele relata que o ex-deputado era um dos mais presentes na Alepi.

“É com muita tristeza que recebemos a notícia da partida do ex-deputado Juraci Leite. Tive a satisfação de conviver com ele, por 3 legislaturas, um dos decanos da Assembleia Legislstiva, e de dividir a representação política de diversos municípios da Região Centro Norte, mantendo uma relação de cordialidade e respeito. Aos seus familiares e amigos, especialmente aos filhos, netos e bisnetos, os nossos votos de paz e conforto espiritual. Na imagem acima, faço a entrega da última homenagem pública prestada pela Assembleia Legislativa do Piauí a um dos piauienses mais presentes naquela Casa, com muitos serviços prestados ao Piauí”, disse.

Georgiano Neto

O deputado Georgiano Neto, que também contraiu o coronavírus, disse em sua conta oficial no Facebook que Juraci “imortalizou um legado de luta por um Piauí melhor”.

“Sua partida nos deixa enlutado. Minhas condolências aos familiares e amigos”, completou.

Themístocles Filho 

O presidente, Themístocles Filho (MDB), lembrou do forte laço de amizade e companheirismo que mantinha com Juraci Leite. 

 “Eu não hesitaria em qualificá-lo como um homem de bem”, afirmou. “A Assembleia Legislativa do Piauí se despede de um grande companheiro e manifesta à família e amigos as mais sinceras condolências”, conta o presidente Themístocles. 

Alepi

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí decretou nesta segunda-feira (13) três dias de luto oficial. Em nota, a Casa do Legislativo piauiense disse lamentar profundamente a morte de Juraci Leite. 

Confira nota na íntegra:

"Deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite, ocorrido na tarde desta segunda-feira (13),no Hospital São Marcos, Teresina. Juraci tinha 88 anos e estava se tratando da Covid-19, mas não resistiu. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Juraci Leite, declarando luto oficial de três dias. 

Ziza Carvalho

A deputado Ziza Carvalho (PT) também usou as redes sociais para lamentar a morte de Juraci Leite. Em comunicado, ela disse que o ex-deputado deixou eternizada sua luta em prol do Piauí. 

"Meus sentimentos à família do ex-deputado estadual Juraci Leite, que faleceu nesta segunda-feira (13), vítima de Covid-19. Ele foi deputado por oito mandatos, deixando eternizada a sua luta e seu trabalho pelo nosso Piauí. Minha solidariedade e um abraço fraterno à família e amigos", escreveu.

Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT) disse em uma rede social que recebeu com tristeza o falecimento de Juraci e acrescentou que o seu legado "sempre ficará na memória dos cidadãos" piauienses. 

"Com imensa tristeza, recebo a notícia do falecimento do ex-deputado Juraci Leite. O coronavírus levou um político estimado pelo povo, eleito oito vezes como deputado estadual. Juraci teve um trabalho relevante em todo o Estado. Seu legado estará sempre na memória dos cidadãos. Meus sentimentos à família e aos amigos. Que Deus os abençoe", contou.





Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: