Home

Bem-vindo

Bem-vindo ao nosso site do ATTO, o Observatório da Torre Alta da Amazônia – um projeto de pesquisa da Amazônia.

Esse local de pesquisa se encontra no meio da floresta amazônica no norte do Brasil, cerca de 150 quilômetros ao norte de Manaus. Ele é gerido em conjunto por cientistas da Alemanha e do Brasil. O objetivo é registrar continuamente dados meteorológicos, químicos e biológicos, como a concentração de gases de efeito estufa. Com a ajuda desses dados, esperamos obter novas perspectivas sobre como a Amazônia interage com a atmosfera acima e o solo abaixo. Como a região é de supra importância para o clima mundial, entender melhor esses processos complexos é essencial. Só então seremos capazes de fazer previsões climáticas mais precisas.

Dê uma olhada no nosso site para saber mais sobre a pesquisa realizada no ATTO e nos laboratórios e escritórios ao redor do mundo. Por favor, repare que nosso site ainda está em construção e mais conteúdo será adicionado. Não se esqueça de conferir em breve! Você também pode nos seguir nas redes sociais para obter mais informações sobre o dia-a-dia dos cientistas do ATTO e se manter atualizado sobre as últimas notícias e eventos.

Notícias

Em um novo estudo, Luca Mortarini e seus colegas apresentam uma nova abordagem para o estudo da subcamada de rugosidade, usando um modelo de orçamento cospectral. Sua originalidade está em não considerar a analogia da camada de mistura para parametrizar as estatísticas de turbulência. Além disso, ele as relaciona com as diferentes escalas do espectro de velocidade do vento sem fazer nenhuma suposição sobre a propriedade do fluxo.

Em um novo estudo, Denis Leppla, Thorsten Hoffmann e seus colegas analisaram o ácido pínico e suas formas quirais. O ácido pínico se forma na atmosfera por meio da formação de SAO a partir de α-pinenos. A equipe queria descobrir como as reações químicas na atmosfera afetam a quiralidade do seu produto, o ácido pínico.

Blog: Vozes da Amazônia

O blog está apenas em inglês.

Hello, everyone! My name is Carla Webber and I’m the new post-doc in the Cryptogamic communities group at the ATTO. I’m a biocrust researcher and have worked on this subject for more than ten years. Biocrusts taught me to be an interdisciplinary researcher.

My name is Tarek S. El-Madany and I’m the new head of the Central Service Group “Field Experiments and Instrumentation” at MPI-BGC in Jena. I am taking over from Olaf Kolle, who will be retiring this year. I’m a trained landscape ecologist and specialized in micrometeorology.

Atualizações do projeto

Projeto Informativo na Comunidade

Em 2018, jovens pesquisadores do ATTO no Brasil iniciaram um projeto de informação com as comunidades locais próximas ao ATTO. Essas comunidades …